Segundo Peter Drucker, o planejamento não é uma tentativa
de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para
raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos
um futuro.
É imprescindível que um bom planejamento atenda a requisitos básicos, seguindo as orientações contidas nos PCN’s ,porém, atentando para a realidade da sua clientela.
É imprescindível que um bom planejamento atenda a requisitos básicos, seguindo as orientações contidas nos PCN’s ,porém, atentando para a realidade da sua clientela.
Pode-se
considerar um planejamento completo, quando
o plano traçado consegue atender aos respectivos questionamentos:
O que?
Objetivos:
são
resultados quantitativos e ou qualitativos que se precisa alcançar em prazo
determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Missão.A importância
da definição de Objetivos pode ser fundamentada pela seguinte opinião:
"Se você não sabe
para onde quer ir, qualquer caminho lhe servirá. "Henry Kissinger
Quando?
Cronograma: previsão de tempo que será
gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas.
Onde?
Local / Estrutura: é a
definição de onde será desenvolvido
o planejamento: sala de aula, local escolhido para uma aula de campo,
biblioteca, laboratórios de ciência ou informática, entre outros.
Por que?
Justificativa:
como o próprio nome indica, é o convencimento de que o
plano é fundamental de ser efetivado.
plano é fundamental de ser efetivado.
Para Quem?
Clientela: é a definição do publico alvo,
da faixa etária, da linguagem utilizada.
Como?
Atividades/ Processos: determinação
das metodologias, estratégias avaliativa, recursos, ferramentas para a aplicação prática do plano.
Seguindo esses passos não vai ter erro, suas aulas serão sempre TOP (como diriam nossos alunos). kkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário