terça-feira, 14 de maio de 2013

LINGUAGEM CORPORAL

Olá gente...

A aprendizagem na escola não se restringem apenas em aprender a ler, escrever, fazer contas.... Saber como lidar com seu próprio corpo, sua força, aprender a adequar-se ao seu espaço respeitando o espaço do ou , também são pontos que podem ser desenvolvido ricamente no ambiente escolar.


Mas para isso não existem atividades prontas, e nem uma teoria que possa ser destrinchada com as crianças.  Para trabalhar movimento é preciso movimentar-se, nós separamos 3 brincadeiras  simples, que trabalham em conjunto o corpo e a  mente,  INSPIRE-SE!


MORTO VIVO DIFERENTE

1- Faça a brincadeira da forma normal, para que os alunos se relembrem as regras e ou aprendam as mesmas.
2- Em seguida escreva no quadro os seguintes comandos:
CAMINHAR
Caminhar de acordo com a cor:
VERMELHA- parar
VERDE- andar depressa
AMARELA- andar devagar
3- Combine com os alunos as novas regras, e faça uma rodada teste.
4- Ganha a brincadeira quem realizar todos os comandos sem errar.


CADA UM NO SEU QUADRADO.

1-Desenhe no chão quadrados correspondentes a quantidade de alunos que participarão da brincadeira.
2- Cada criança deve ficar dentro de um quadrado.
3- Em seguida dê os comandos às crianças para que elas o executem.
Ex: Um círculo a direita, dois círculos a frente, três círculos atrás e abaixem... Etc.
* Esta atividade permite trabalhar a noção de frente, atrás. Direita, esquerda, sobe e desce, usando o quadrado como referência.


PETBOLHAS

1- Peça às crianças que tragam de casa, garrafas pet de 600 ml, ou 250 ml (popular juninho).
2. Com as crianças corte a parte inferior da garrafa pet e mergulhe a parte que sobrou dentro de uma solução de água e detergente.
3- Divida a turma em quatro grupos, uma criança por vez, terá 2 minutos para fazer bolhas para que seus colegas as estourem, o desafio é não deixar nenhuma bolha cair no chão. Ao final dos 2 minutos o professor grita o comando: Petbolha! E a função de fazer a bolha muda de criança.











Nenhum comentário: